Linhas de vida - Porque devo instalar em minha empresa?

por Everton Moraes


Postado em: 03/04/2018 13:35



Os Sistemas de Proteção contra Quedas - SPCQ, de acordo com o item 35.5 da NR 35 e o anexo I e II têm o objetivo de eliminar o risco de queda dos trabalhadores ou minimizar as consequências da queda. Os SPCQ devem ser projetados por profissionais legalmente habilitados.

Linha de vida é um termo designado a um desses SPCQ e permite ao seu usuário trabalhar de forma segura, garantindo, assim, sua integridade física e das pessoas ao seu redor.

As linhas de vida trazem uma série de benefícios para empresa que em adequação as normas efetuam a instalação das linhas de vida, desde a prevenção de acidentes, padronização de atividades em altura, atendimento das normas, qualidade e performance do serviços e redução nos acidentes no trabalho.

Se a segurança no trabalho é um valor para sua empresa então você precisa de linhas de vida para realização dos trabalhos em altura.

Linhas de vida definitivas e provisórias:

A instalação das linhas de vida (Sistemas de Proteção contra Quedas – SPCQ) é uma prática cada vez mais habitual nas empresas de pequeno e médio porte e principalmente na indústria. É indicada para trabalhos em altura onde não existam outros meios de proteção coletiva como, por exemplo, trabalhos de arremate, manutenção de fachadas, trabalhos em telhados, etc.

Tipos de linhas de vida:

Existem dois tipos de linhas de vida em função do seu tempo de uso sendo elas:

Temporárias que são instaladas por profissionais habilitados, as mesmas são compostas por cordas, cintas de ancoragem e conectores, e são retiradas logo após o término da atividade.

E existem também as fixas que são instaladas de forma permanente, as mesmas devem ser instaladas por profissionais habilitados e são compostas por cabos de aço, presilhas, pontos de ancoragem fixos, etc.

Instalação:

A instalação deve feita por uma empresa com profissionais habilitados garantindo projeto de instalação e ART, durante a instalação das linhas de vida os profissionais que executam a instalação devem garantir fator de segurança todo o tempo.


Uso da linha de vida

Em todos os sistemas de linha de vida é evidente que o operador deve estar habilitado para o uso sendo treinado conforme a NR35 – Treinamento prático e teórico com carga horaria mínima de 8h, e deverá utilizar todos os equipamentos de segurança EPI’s certificados e em estado de conservação adequado e corretamente utilizados.

A linha de vida deve prever o movimento do trabalhador na sua extensão. Existem equipamentos que permitem a movimentação do trabalhador.

Para cada local a um tipo adequado de linha de vida a ser instalada, a JCB Soluções conta com profissionais altamente qualificados e equipamentos sofisticados para promover uma solução adequada para a sua empresa.

Consulte-nos e agende uma visita - Contate-nos